Termas do Cró: o ponto de partida para um território vibrante!

1 Shares
1
0
0

As Termas do Cró, em Rapoula do Côa, são o destino ideal para aqueles que procuram tratamentos termais de qualidade superior e que aproveitam para conhecer um território magnífico. Na verdade, a partir das Termas do Cró é possível visitar sítios de beleza natural intocada, assim como aldeias e vilas com muita História e histórias para contar.

Descubra os percursos que deve fazer na próxima visita que fizer às Termas do Cró!

Cró Hotel Rural

Se está surpreendido por começarmos esta viagem pelo Cró Hotel Rural é porque nunca viu o edifício! Como pode comprovar nas fotos que se seguem, o hotel e o seu complexo termal surpreendem pelas linhas arquitetónicas modernas e atraentes, constituindo um espaço inovador de hotelaria em espaço rural.

Sabugal, Sortelha e as vilas medievais

Neste território, há cinco vilas medievais que não deixam ninguém indiferente.

Não pode deixar de visitar o Sabugal, sede do concelho onde se situam as Termas do Cró. Na cidade, é obrigatória uma subida ao seu castelo, conhecido como Castelo das Cinco Quinas devido ao formato incomum de sua torre de menagem. Em posição dominante sobre a povoação, num pequeno planalto da serra da Malcata, controla a travessia do rio Côa em sua margem direita, donde a sua importância na antiguidade e na época medieval.

Também muito conhecida é Sortelha, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal. O recente trabalho de renovação e recuperação devolveu-lhe o aspeto e ambiente de uma vila manuelina. Num percurso pelas suas ruas, podemos apreciar diversas casas interessantes, além da igreja matriz, castelo, pelourinho, forno, antiga casa da Câmara, tribunal e prisão. Na parte mais elevada da povoação, temos grandes vistas panorâmicas sobre a Cova da Beira e Serra da Estrela.

Alfaiates partiu de um povoado proto-histórico e foi uma fortificação decisiva na defesa da região durante a Guerra da Restauração. Do topo da sua torre de menagem, são visíveis alguns dos principais povoados ancestrais, como o Sabugal Velho, São Cornélio ou Jarmelo.

Vila do Touro é uma curiosa localidade que pertenceu aos Templários e, depois, à Ordem de Cristo, com fundação no século XIII. O seu castelo ocupa um cabeço com vestígios de presença proto-histórica. Caminhando pelas suas ruas, encontramos interessantes exemplares de janelas do século XVI (manuelinas).

Finalmente, o castelo de Vilar Maior merece uma visita. Dezenas de marcas de canteiros identificam muitos dos seus construtores. Junto ao museu, um painel de gravuras na rocha ajuda a atestar a antiguidade do povoamento local. O rio Cesarão envolve esta elevação, cavando nas rochas curiosas “marmitas de gigante”.

Serra da Malcata

A Reserva Natural Serra da Malcata, criada em 1981, é um local que apela à calma e tranquilidade. Último reduto nacional do lince ibérico, antes da sua reintegração com sucesso mais a sul, entre as espécies animais importantes presentes no parque encontram-se o gato-bravo, o javali, a raposa-vermelha, a gineta ou a cegonha-preta. Ultimamente o corço e o esquilo-vermelho também regressaram à Serra da Malcata. Caminhe sem pressa pela reserva e aprecie o que a natureza tem de melhor.

Percursos pedestres

Em redor da estância termal, há vários percursos para quem gosta de caminhar. A começar pelo Circuito das Termas do Cró, que percorre os caminhos rurais e as paisagens do Vale do Côa, na envolvente do balneário termal. Acessível a quase todos, é a opção perfeita para um descontraído passeio ao ar livre e recomendado como terapia complementar à cura pelas águas.

Mas há mais percursos que pode escolher. Consulte o site da Câmara Municipal do Sabugal para os conhecer.

Percursos pedestres

Zonas fluviais de lazer

Esta é umas das zonas do país que oferece mais possibilidades de zonas de lazer fluviais. Praias, piscinas, parques e jardins junto a rios e ribeiros são o complemento ideal para os circuitos e tratamentos termais. Saiba mais nesta ligação.

Praia fluvial do Sabugal

Monsanto, a mais portuguesa

Alcandorada num cabeço que se impõe ao olhar na maior parte dos horizontes, a Aldeia Histórica de Monsanto detém um encanto singular, para o que contribuem os dois títulos atribuídos no séc. XX – Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, em 1938, e o de Aldeia Histórica em 1995. Ícone turístico da região, Monsanto é uma experiência peculiar para quem a visita – é, verdadeiramente, um lugar mágico de visita obrigatória!

Monsanto

Vilar Formoso – Fronteira da Paz

O museu “Vilar Formoso Fronteira da Paz, Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes” é dedicado à passagem dos refugiados por Portugal, durante a II Guerra Mundial. Portugal era um país neutral na II Guerra Mundial, desempenhando um papel crucial como ponto de passagem para os refugiados que fugiam aos horrores do Nazismo. Este é um museu muito emocional, mesmo ao lado da estação ferroviária de Vilar Formoso, e que tem seis núcleos expositivos: “Gente como Nós”, “Início do Pesadelo”, “A Viagem”, “Vilar Formoso – Fronteira da Paz”, “Por Terras de Portugal” e “A Partida”.

Vilar Formoso – Fronteira da Paz

Serra da Estrela

A Serra da Estrela é um destino ideal para quem aprecia o contacto com a natureza durante todo o ano. É aqui que se encontram alguns dos melhores percursos para caminhadas do país. Os mais aventureiros não devem perder a descida da Garganta de Loriga – um percurso exigente mas magnífico. Para quem prefere descobrir o território de carro ou moto, não faltam recantos para conhecer nas estradas da Serra.

Serra da Estrela

Mais informações sobre as Termas do Cró aqui.

www.termascentro.pt

1 Shares
Também pode gostar

Ver e fazerLuso: roteiro pela vila termal (e arredores)

Os territórios onde estão implantadas as estâncias termais da rede Termas Centro são verdadeiramente deslumbrantes. Um período passado nas Termas é, por isso, recompensador de diversas formas. Além de contribuírem para a regeneração do corpo, sendo eficazes no tratamento de…

Ver e fazer8 passeios a não perder nas Caldas da Rainha

Passar tempo de qualidade nas Termas Centro é optar por centros de excelência que proporcionam os melhores cuidados de saúde. Significa, também, escolher um destino ideal para relaxar e reencontrar-se consigo mesma(o) e com os seus. Mas representa muito mais…

Ver e fazerOs melhores passeios a pé nas Termas de Manteigas!

As Termas de Manteigas são o destino ideal para quem procura conciliar tratamentos termais de qualidade com a descoberta da natureza em estado puro, contribuindo assim para a promoção do bem-estar físico e espiritual. Inseridas em pleno Parque Natural da…