Retenção de líquidos? As Termas podem ajudar!

0 Shares
0
0
0

O corpo humano é constituído por cerca de 70% de água. Este líquido vital está presente no interior e no exterior das células que constituem o nosso corpo. Quando o excesso de líquido se acumula nos tecidos, estamos perante uma situação de retenção de líquidos que, além de desconfortável, é prejudicial para a saúde. Sabia que uma cura termal pode ajudar a ultrapassar a situação?

O que causa a retenção de líquidos?

Os sintomas de retenção de água incluem articulações rígidas, dores e sensibilidade nas extremidades, pés e tornozelos aumentados e aumento de peso.

Uma das causas da retenção de água deve-se ao deficiente funcionamento do sistema linfático. O sistema linfático inclui uma rede de vasos linfáticos, de paredes finas, que transportam um fluido chamado linfa por todo o corpo.

Quando o corpo está perfeitamente saudável, o sistema linfático transporta os líquidos dos tecidos até ao sistema circulatório, através dos vasos linfáticos. Quando em excesso, os líquidos são transportados para os rins e eliminados como urina.

Por vezes, no entanto, o sistema linfático diminui a velocidade. Como consequência, em vez de serem transportados pela linfa, os líquidos acumulam-se em redor dos tecidos, causando inchaço em várias partes do corpo, particularmente no abdómen, pernas, tornozelos e pés.

A retenção de água pode ocorrer em diferentes áreas do corpo e motivada por diversas razões. Um regime alimentar com muito açúcar, sal e hidratos de carbono e poucos nutrientes essenciais é uma das causas, assim como o sedentarismo e a escassa ingestão de água. Além disso, as mulheres podem sofrer retenção de água durante a gravidez ou como parte da síndrome pré-menstrual.

Como se pode evitar a retenção de líquidos?

Um estilo de vida saudável pode ajudá-lo a minimizar ou a evitar reter o excesso de líquidos no corpo. A atividade física, dietas ricas em proteínas e pobres em açúcar, sal e hidratos de carbono são fundamentais.

Quando o corpo precisa de uma “ajuda” extra, as curas termais são particularmente recomendadas. Entre os tratamentos aconselháveis nas Termas para combater a retenção de líquidos, a drenagem linfática é um dos mais comuns e eficazes.

A drenagem linfática é uma das medidas preventivas mais eficazes contra o acumular excessivo de água, principalmente quando a área afetada é massajada com firmeza, para ajudar a drenar o líquido.

Como funciona a drenagem linfática?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem não invasiva, que utiliza a pressão para estimular os vasos linfáticos debaixo da pele. Essa estimulação incentiva o movimento da linfa por todo o corpo. À medida que a linfa flui, absorve as toxinas e o excesso de líquidos e remove-os das áreas do corpo que retêm o excesso de água.

Uma drenagem linfática pode ter uma abordagem mais estética ou mais terapêutica e pode ser uma experiência relaxante, com movimentos leves, rítmicos e constantes, ou mais drenante e localizada, realizada por um fisioterapeuta.

O técnico responsável pela drenagem aplica pressão na zona a drenar, dos pontos mais externos para o centro, para se conseguirem os efeitos desejados. Os benefícios são visíveis desde a primeira sessão.

O resultado da drenagem linfática vai muito além de aliviar a retenção de líquidos. Os benefícios adicionais incluem a melhoria da sensação geral de bem-estar, de relaxamento e de rejuvenescimento.

Outros tratamentos termais para a retenção de líquidos

A pressoterapia, ou drenagem mecânica, é também uma excelente forma de eliminar o excesso de líquidos! Este tratamento termal consiste num sistema de compressão mecânica controlada, através da insuflação de câmaras de ar em redor do corpo. Ao estimular a circulação, esta massagem pressiona as pernas e o abdómen de forma ritmada, o que incentiva o movimento da linfa.

O banho turco também revela ser um auxiliar precioso no combate à retenção de líquidos. O calor intenso estimula e ativa a circulação sanguínea, melhorando a circulação dos líquidos.

Descubra as maravilhas que estes e outros tratamentos termais fazem por si numa das estâncias termais da rede Termas Centro!  

www.termascentro.pt

0 Shares
Também pode gostar

Para relaxar12 benefícios de fazer termas durante todo o ano

Há largas centenas de anos que as pessoas conhecem as propriedades terapêuticas e curativas das águas termais. Hoje em dia, a medicina aconselha estadas em termas como tratamento eficaz para várias doenças, validando aquilo que já se conhecia há muito…

Para cuidarCombata a obesidade com uma visita às Termas!

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública a nível global. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera-a, aliás, a “epidemia do século XXI”. Não é para menos: os dados mais recentes indicam que mais de 1,9 mil…