Há muito para ver a partir de Unhais da Serra!

0 Shares
0
0
0

As Termas de Unhais da Serra estão localizadas num lugar privilegiado, como há poucos no nosso país. Situadas numa das encostas da Serra da Estrela, a montanha mais alta de Portugal continental, a envolvência natural é verdadeiramente deslumbrante.

Deixamos-lhe aqui sugestões de sítios onde tem mesmo de passear com a família na próxima visita que fizer às Termas de Unhais da Serra!

Serra da Estrela no inverno

A Serra da Estrela é magnífica em todas as estações. Mas tem um encanto muito especial no inverno. Afinal, é um dos poucos locais do país onde é garantido encontrar neve quando faz mais frio… Não é por acaso que está aqui a única estância de esqui do território nacional. Mesmo se não souber esquiar, há poucas coisas mais divertidas do que levar os miúdos para brincar e deslizar na neve!

Serra da Estrela no resto do ano

Se no inverno é sinónimo de neve e diversão, a Serra da Estrela é um destino ideal para quem aprecia o contacto com a natureza na primavera, verão e outono. É aqui que se encontram alguns dos melhores percursos para caminhadas do país, devidamente assinalados. Se estiver em boas condições físicas, atreva-se a descer a Garganta de Loriga. Garantimos-lhe que é daqueles passeios que não vai esquecer. Se não é muito dado a caminhar, uma viagem de carro pelas estradas da serra é uma boa alternativa.

Praia fluvial de Unhais da Serra

Bem perto das Termas, este é o local ideal para quem procura um ambiente de tranquilidade, águas transparentes e ar puro. Conta com infraestruturas de apoio de qualidade e a partir daqui pode explorar a paisagem envolvente, fazendo um dos circuitos pedonais.

Praia fluvial de Loriga

A Praia Fluvial de Loriga é um santuário para os amantes da natureza, onde ainda são visíveis os vestígios deixados pelo glaciar que abriu o Vale de Loriga. A praia distingue-se por ser a única praia portuguesa situada num vale glaciário e pelas suas águas puras e cristalinas, muito procuradas e apreciadas por banhistas e cuja qualidade tem sido atestada pela atribuição do galardão de ouro, uma menção atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Esta praia foi também umas das finalistas das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria de Praias Fluviais.

Aldeias de Montanha

Alojadas em vales cavados por rios e ribeiras, cujas nascentes vêm do alto da serra, a rede das Aldeias de Montanha é um palco para um encontro privilegiado com as maravilhas naturais e com as populações, que mantêm as tradições de sempre. Situada nos concelhos de Seia, Manteigas, Covilhã, Fundão, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Celorico da Beira e Oliveira de Hospital, a rede abrange mais de 100 km. Ao visitar estas aldeias prepare-se para emergir num mundo à parte com muito para fazer e viver. Relaxe, respire fundo e entre num mundo de costumes e tradições genuínas onde tudo é mais simples!

Piódão, a “Aldeia Presépio”

A aldeia de Piódão, na Serra do Açor, é um dos ex-libris da região e do país. As casas em xisto, com portas e aros azuis nas janelas, conferem uma identidade única à aldeia. Disposta em socalcos, em redor da encosta íngreme onde se insere, o Piódão é um cenário único e cheio de belos lugares para visitar.

Aldeias Históricas de Portugal

A partir de Unhais da Serra, pode conhecer algumas das mais fantásticas Aldeias Históricas de Portugal. Estas são 12, reunidas em rede, e as que ficam mais próximas são Belmonte, Sortelha, Piódão e Castelo Novo. Mas faça um esforço e vá ao encontro das restantes oito: Castelo Rodrigo, Marialva, Trancoso, Almeida, Castelo Mendo, Linhares, Idanha-a-Nova e Monsanto. Se o fizer, vai ficar a conhecer algumas das histórias e lendas mais fantásticas do nosso país!

Aldeias do Xisto

Para terminar em beleza a sua estadia nas Termas de Unhais da Serra sugerimos-lhe um passeio às singulares Aldeias do Xisto. Não lhe dizemos para conhecer as 27 aldeias de uma só vez, até porque a região merece que a visite por várias vezes. Mas ali bem perto das Termas, nas aldeias de Barroca, Janeiro de Cima, Janeiro de Baixo, Sobral de São Miguel ou Aldeia das Dez (além do Piódão, claro!), já pode ficar com uma ideia do que o espera! Aldeias recuperadas e repletas de pontos de interesse naturais e patrimoniais, onde apetece passear, fotografar, respirar o ar puro da serra, mergulhar nas praias fluviais e dormir em total tranquilidade.

O Queijo da Serra

Não é um sítio para conhecer, mas não podia faltar neste roteiro. O queijo da serra, produto certificado, é uma prova obrigatória numa visita à Serra da Estrela. Feito de forma artesanal, com leite de ovelha cru e cardo, é facilmente reconhecível pela sua textura amanteigada. Em cima de uma fatia de pão ou de uma tosta, é impossível de resistir.

Mais informações sobre as Termas de Unhais da Serra aqui.

www.termascentro.pt

0 Shares
Também pode gostar

Ver e fazerLuso: roteiro pela vila termal (e arredores)

Os territórios onde estão implantadas as estâncias termais da rede Termas Centro são verdadeiramente deslumbrantes. Um período passado nas Termas é, por isso, recompensador de diversas formas. Além de contribuírem para a regeneração do corpo, sendo eficazes no tratamento de…

Ver e fazer8 passeios a não perder nas Caldas da Rainha

Passar tempo de qualidade nas Termas Centro é optar por centros de excelência que proporcionam os melhores cuidados de saúde. Significa, também, escolher um destino ideal para relaxar e reencontrar-se consigo mesma(o) e com os seus. Mas representa muito mais…