Gratinado de peixe e batata-doce

0 Shares
0
0
0

Em 2017, as Termas Centro iniciaram o Ciclo de Eventos “Viva Termas Centro”, com o objetivo de dinamizar as estâncias termais da região. Entre as várias iniciativas já realizadas, destacam-se os workshops de degustação nas várias estâncias termais, da autoria de dois chefs e de três nutricionistas. Os workshops resultaram em deliciosas receitas, que podem ser recriadas em qualquer lar e que procuram fomentar hábitos de consumo saudáveis. Como este fantástico gratinado, apresentado nas Termas de Alcafache pela chef Cristina Manso Preto e pela nutricionista Mariana Bessa!

Gratinado de peixe e batata-doce

Ingredientes:

6 lombos de peixe à escolha, sem peles, nem espinhas (salmão, bacalhau fresco, bacalhau salgado, tamboril, etc…)

2 cebolas (em meias-luas finas)

½ pé (cortado em raminhos) de brócolos (cozidos)

½ pé (cortada em raminhos) de couve-flor (cozida)

1 cenoura ralada

400g batata-doce descascada, em cubos (assada no forno ou cozida, mas firme)

Azeite – q.b.

1 folha de louro

50g de manteiga

50g de farinha

600ml de caldo de legumes (quente)

Q.b. de sal

Q.b. de pimenta

Q.b. de noz moscada

Sumo de ¼ de limão

Q.b. de pão-ralado

Cristina Manso Preto

Modo de fazer:

Aqueça um pouco de azeite numa frigideira, junte as cebolas e uma folha de louro e deixe-as cozinhar, até se apresentarem macias. Adicione a cenoura ralada, cozinhe mais 2 ou 3 minutos, junte os pedaços do peixe, tempere de sal e pimenta e retire do lume, mal se apresentem cozinhados. Acrescente a batata-doce em cubos, os raminhos de brócolos e couve-flor, mexa com cuidado e reserve.

Derreta a manteiga num tacho, junte a farinha, mexa bem com a ajuda de umas varas de arames até a farinha absorver a gordura na totalidade. Deixe a farinha cozinhar por um pouco menos de um minuto, mas sem ganhar cor.

Acrescente o caldo de legumes quente em fio e aos poucos, sem parar de mexer. Retire do lume e tempere de sal, pimenta, noz-moscada e sumo de limão.

Misture uma parte deste creme no preparado de peixes e legumes e espalhe-os num tabuleiro próprio para ir ao forno e à mesa. Cubra com o restante creme, polvilhe com o pão-ralado e leve ao forno a 220º C, até se apresentar lourinho.

Sirva bem quente e bom apetite!

Todas as receitas aqui.

www.termascentro.pt

0 Shares
Também pode gostar

Ver e fazerLuso: roteiro pela vila termal (e arredores)

Os territórios onde estão implantadas as estâncias termais da rede Termas Centro são verdadeiramente deslumbrantes. Um período passado nas Termas é, por isso, recompensador de diversas formas. Além de contribuírem para a regeneração do corpo, sendo eficazes no tratamento de…

Ver e fazer8 passeios a não perder nas Caldas da Rainha

Passar tempo de qualidade nas Termas Centro é optar por centros de excelência que proporcionam os melhores cuidados de saúde. Significa, também, escolher um destino ideal para relaxar e reencontrar-se consigo mesma(o) e com os seus. Mas representa muito mais…

Ver e fazerOs melhores passeios a pé nas Termas de Manteigas!

As Termas de Manteigas são o destino ideal para quem procura conciliar tratamentos termais de qualidade com a descoberta da natureza em estado puro, contribuindo assim para a promoção do bem-estar físico e espiritual. Inseridas em pleno Parque Natural da…

Viva Termas CentroMousse de coco e limão

Em 2017, as Termas Centro iniciaram o Ciclo de Eventos “Viva Termas Centro”, com o objetivo de dinamizar as estâncias termais da região. Entre as várias iniciativas já realizadas, destacam-se os workshops de degustação nas várias estâncias termais, da autoria…