Em 2017, as Termas Centro iniciaram o Ciclo de Eventos “Viva Termas Centro”, com o objetivo de dinamizar as estâncias termais da região. Entre as várias iniciativas já realizadas, destacam-se os workshops de degustação nas várias estâncias termais, da autoria de dois chefs e de três nutricionistas. Os workshops resultaram em deliciosas receitas, que podem ser recriadas em qualquer lar e que procuram fomentar hábitos de consumo saudáveis. Como este fantástico gratinado, apresentado nas Termas de Alcafache pela chef Cristina Manso Preto e pela nutricionista Mariana Bessa!
Gratinado de peixe e batata-doce
Ingredientes:
6 lombos de peixe à escolha, sem peles, nem espinhas (salmão, bacalhau fresco, bacalhau salgado, tamboril, etc…)
2 cebolas (em meias-luas finas)
½ pé (cortado em raminhos) de brócolos (cozidos)
½ pé (cortada em raminhos) de couve-flor (cozida)
1 cenoura ralada
400g batata-doce descascada, em cubos (assada no forno ou cozida, mas firme)
Azeite – q.b.
1 folha de louro
50g de manteiga
50g de farinha
600ml de caldo de legumes (quente)
Q.b. de sal
Q.b. de pimenta
Q.b. de noz moscada
Sumo de ¼ de limão
Q.b. de pão-ralado

Modo de fazer:
Aqueça um pouco de azeite numa frigideira, junte as cebolas e uma folha de louro e deixe-as cozinhar, até se apresentarem macias. Adicione a cenoura ralada, cozinhe mais 2 ou 3 minutos, junte os pedaços do peixe, tempere de sal e pimenta e retire do lume, mal se apresentem cozinhados. Acrescente a batata-doce em cubos, os raminhos de brócolos e couve-flor, mexa com cuidado e reserve.
Derreta a manteiga num tacho, junte a farinha, mexa bem com a ajuda de umas varas de arames até a farinha absorver a gordura na totalidade. Deixe a farinha cozinhar por um pouco menos de um minuto, mas sem ganhar cor.
Acrescente o caldo de legumes quente em fio e aos poucos, sem parar de mexer. Retire do lume e tempere de sal, pimenta, noz-moscada e sumo de limão.
Misture uma parte deste creme no preparado de peixes e legumes e espalhe-os num tabuleiro próprio para ir ao forno e à mesa. Cubra com o restante creme, polvilhe com o pão-ralado e leve ao forno a 220º C, até se apresentar lourinho.
Sirva bem quente e bom apetite!
Todas as receitas aqui.