Eficácia das águas termais no alívio da dor comprovada

2 Shares
2
0
0

Os tratamentos com águas termais reduzem efetivamente a dor, levando a uma melhoria na qualidade de vida. Esta foi a conclusão a que chegou um grupo de investigadores japoneses, que fez uma revisão de uma série de artigos científicos sobre este tema, publicados entre 2000 e 2019.

O resultado da revisão, que comprovou a eficácia dos tratamentos termais e da medicina termal, foi divulgado no “International Journal of General Medicine” (“Jornal Internacional de Medicina Geral”).

Os investigadores Hiroharu Kamioka, Sachihiko Nobuoka e Junichi Iiyama analisaram um total de 18 publicações. Todas elas evidenciaram a eficácia dos tratamentos termais no alívio da dor, em particular para pacientes que sofrem de doenças músculo-esqueléticas e do tecido conjuntivo (osteoartrite, dor lombar, fibromialgia, espondilite, artrite reumatoide, entre outras) e também de doenças da pele, ao nível do tecido subcutâneo, como a dermatite atópica e a psoríase.

Os autores atribuem o alívio da dor à temperatura elevada da água e à flutuabilidade. Estas duas características, em conjunto, melhoram a circulação sanguínea e facilitam o relaxamento muscular, atenuando a sensibilidade à dor.

Os investigadores destacam também a melhoria significativa na qualidade de vida provocada pelos tratamentos termais. Uma melhoria relacionada com a diminuição da dor, que permite que os doentes realizem as atividades diárias mais facilmente.

Finalmente, os autores notaram uma melhoria na condição física e mobilidade dos aquistas com a integração dos exercícios na água nos tratamentos termais, independentemente da patologia. A flutuabilidade reduz as tensões associadas aos exercícios físicos, proporcionando maior força e amplitude de movimentos. Além disso, o ambiente aquático tem a vantagem de reduzir o risco de lesões articulares ou musculares, entre outras.

A combinação destes efeitos físicos da água com a mineralização que confere às águas termais as suas propriedades anti-inflamatórias, entre outras, faz das Termas verdadeiros destinos de saúde e bem-estar.

Adaptado de www.aquae-officiel.fr

Estamos à sua espera nas Termas Centro!

www.termascentro.pt

2 Shares
Também pode gostar

Para cuidarCombata a obesidade com uma visita às Termas!

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública a nível global. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera-a, aliás, a “epidemia do século XXI”. Não é para menos: os dados mais recentes indicam que mais de 1,9 mil…

Para cuidarRetenção de líquidos? As Termas podem ajudar!

O corpo humano é constituído por cerca de 70% de água. Este líquido vital está presente no interior e no exterior das células que constituem o nosso corpo. Quando o excesso de líquido se acumula nos tecidos, estamos perante uma…

Para cuidarÉ hipertenso? As Termas podem ajudá-lo!

A hipertensão é a principal causa de doença cardiovascular e de morte prematura em todo o mundo. Estima-se que cerca de 40% da população portuguesa é hipertensa, em maior ou menor grau. Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, apenas 50%…