Curas termais são eficazes a reduzir o stresse e outros distúrbios mentais

1 Shares
1
0
0

A atual pandemia do covid-19, assim como as medidas de confinamento a que todos estivemos sujeitos, provoca alterações na saúde mental, que as estâncias termais estão preparadas para tratar.

Esta realidade motivou já um alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS). “A situação atual da epidemia de covid-19, com isolamento, medo, incerteza e crise económica, pode causar distúrbios psicológicos”, sublinhou a OMS, que considera provável um aumento a longo prazo do número e gravidade dos problemas de saúde mental, devido ao sofrimento de centenas de milhões de pessoas. Mais distância social, significa mais solidão. Logo, aumenta a probabilidade de desenvolvimento de doença mental.

Em Portugal, o Ministério da Saúde reconheceu a nível oficial as vantagens das curas termais no tratamento de distúrbios psiquiátricos, colocando-os na lista das doenças para as quais os tratamentos termais são recomendados. Essa recomendação é reconhecida pelo diploma que estabeleceu o regime de comparticipação do Estado no preço dos tratamentos termais prescritos nos Cuidados de Saúde Primários do Serviço Nacional de Saúde. Doenças do sistema nervoso, nomeadamente neurológicas e psiquiátricas, constam da lista de patologias elegíveis para efeito de comparticipação. Ou seja, um médico do SNS pode prescrever tratamentos termais para tratar estas patologias.

(continue a ler o artigo na página seguinte)

1 Shares
Também pode gostar

Para relaxar12 benefícios de fazer termas durante todo o ano

Há largas centenas de anos que as pessoas conhecem as propriedades terapêuticas e curativas das águas termais. Hoje em dia, a medicina aconselha estadas em termas como tratamento eficaz para várias doenças, validando aquilo que já se conhecia há muito…

Para cuidarCombata a obesidade com uma visita às Termas!

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública a nível global. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera-a, aliás, a “epidemia do século XXI”. Não é para menos: os dados mais recentes indicam que mais de 1,9 mil…

Para cuidarRetenção de líquidos? As Termas podem ajudar!

O corpo humano é constituído por cerca de 70% de água. Este líquido vital está presente no interior e no exterior das células que constituem o nosso corpo. Quando o excesso de líquido se acumula nos tecidos, estamos perante uma…