Água mineral natural: uma fonte de vida e de saúde!

18 Shares
17
0
1

É a utilização da água mineral natural, em conjugação com outros meios complementares, que transforma as Termas em unidades especializadas na prevenção, terapêutica e reabilitação de várias doenças, assim como as tornam destinos preferenciais de quem procura momentos de bem-estar.

Nas Termas, a água mineral natural é utilizada como agente terapêutico em qualquer estado físico e a temperaturas variáveis, podendo ser administrada por via oral (ingestão), sobre a pele (banhos, duches e massagens) ou inalada (duches nasais e irrigações).

São muitas as técnicas de hidroterapia, que potenciam as características químicas, mecânicas e térmicas das águas termais, utilizando-as para aliviar e tratar diversos problemas de saúde.

O que diferencia a água mineral natural?

A água mineral natural é uma água considerada bacteriologicamente própria, de circulação profunda, com particularidades físico-químicas estáveis na origem, de que resultam efeitos favoráveis à saúde.

É uma água naturalmente mais enriquecida que a água potável comum, com propriedades terapêuticas próprias.

Com origem subterrânea que as protege de agressões externas, são produtos microbiologicamente sãos, que não sofrem qualquer contaminação humana ou tratamento químico.

“A água mineral natural é uma água naturalmente mais enriquecida que a água potável comum, com propriedades terapêuticas próprias”

Legalmente, entende-se por água mineral natural “a água considerada bacteriologicamente própria, com características físico-químicas estáveis, de que podem resultar efeitos favoráveis à saúde, e que se distingue da água de beber comum pela sua pureza original e pela sua natureza, caracterizada pelo teor de substâncias minerais, oligoelementos ou outros constituintes” (Decreto-Lei n.º 86/90, de 16 de março).

O que é o pH da água?

O termo pH é utilizado para definir o grau de alcalinidade ou acidez de qualquer líquido, incluindo a água, numa escala que tem o 14 como valor máximo. Acima de 7, as águas são alcalinas; abaixo de 7 são ácidas.

O valor do pH da água mineral é normalmente de 7, o que significa que é neutra (não é ácida nem básica). É comum, no entanto, encontrar águas minerais alcalinas, com pH entre 7,1 e 9, ou ácidas, com pH entre 5 e 6,9.

Os tipos de água mineral natural

As águas podem ser classificadas pela composição química, com base nos sais minerais dissolvidos. Águas com composições diferentes são, naturalmente, recomendadas para patologias também diferentes. Assim, as águas minerais naturais podem ser:

  • Água Bicarbonatada – quantidade de bicarbonato é superior a 600 mg/L;
  • Água Cálcica – quantidade de cálcio é superior a 150 mg/L;
  • Água Cloretada – quantidade de cloreto é superior a 200 mg/L;
  • Água Ferruginosa – quantidade de ferro é igual ou superior a 1 mg/L;
  • Água Fluoretada – quantidade de fluoreto é igual ou superior a 1 mg/L;
  • Água Gasocarbónica – quantidade de anidrido carbónico é superior a 250 mg/L.
  • Água Hipossódica – quantidade de sódio é inferior a 20 mg/L;
  • Água Magnesiana – quantidade de magnésio é superior a 50 mg/L;
  • Água Silicatada – quantidade de sílica livre é igual ou superior a 10 mg/L;
  • Água Sódica – quantidade de sódio é superior a 200 mg/L;
  • Água Sulfatada – quantidade de sulfato é superior a 200 mg/L;
  • Água Sulfúrea – quantidade de enxofre é igual ou superior a 1 mg/L.

www.termascentro.pt

18 Shares