8 formas como a água mineral rica em magnésio ajuda a sua saúde!

0 Shares
0
0
0

A água mineral natural, elemento indispensável nos tratamentos termais, é proveniente de reservatórios subterrâneos profundos, alguns com milhares de anos. Ao contrário da água potável comum, a água mineral natural não é sujeita a processamentos químicos para a sua utilização.

Como o próprio nome sugere, a água mineral natural contém grandes quantidades de minerais, especialmente magnésio, cálcio, sódio ou enxofre. Mas será que a água mineral natural é superior à água da torneira?

Água mineral natural vs. água potável comum

Todos os organismos vivos precisam de água para sobreviver. A água não só assegura as funções físicas essenciais, como também fornece nutrientes vitais que o corpo não produz por si próprio.

No entanto, há diferenças significativas entre a água mineral natural, que é usada nos tratamentos termais, e a água potável que sai das torneiras.

A água nas torneiras domésticas vem de fontes superficiais ou subterrâneas. Após a captação, é submetida à desinfeção química, para eliminar qualquer contaminação. Depois, são-lhe adicionados minerais, incluindo cálcio, magnésio e potássio.

Já a água mineral natural é proveniente de reservatórios subterrâneos naturais, proporcionando um conteúdo mineral de melhor qualidade do que a água da torneira. É uma água de circulação profunda, com propriedades físico-químicas estáveis na origem, de que resultam efeitos favoráveis à saúde. É naturalmente mais rica que a água potável comum, com propriedades terapêuticas próprias e que não sofre qualquer contaminação humana ou tratamento químico. Por determinação legal, é analisada muito frequentemente, quer sob os parâmetros bacteriológicos quer físico-químicos, para garantir a sua qualidade.

Ao contrário da água potável comum, a água mineral natural é engarrafada na fonte ou consumida na origem, eliminando qualquer possibilidade de contaminação. O único processamento legalmente aceite é a adição de dióxido de carbono, no caso das águas minerais gaseificadas. Qualquer outro tratamento é proibido.

Os minerais frequentemente presentes na água mineral natural incluem magnésio, cálcio, potássio, sódio, enxofre, ferro e zinco, entre outros.

Neste artigo, fique a conhecer as propriedades da água rica em magnésio!

“Além de suas propriedades curativas, as Termas são ótimos lugares para descanso, relaxamento e paz. Haverá algo melhor do que um banho termal para relaxar e libertar o seu corpo do stresse diário?”

8 benefícios da água mineral natural rica em magnésio:

1. É uma fonte natural de um mineral essencial

A água mineral natural é uma fonte de magnésio. Este é um nutriente que desempenha papéis essenciais na regulação da pressão arterial, dos níveis de glicose no sangue e do sistema nervoso.

A quantidade de magnésio na água pode variar de 1 miligrama por litro a mais de 120 mg/l, dependendo do recurso hidromineral. A dose diária recomendada de magnésio é de 310–320 mg, para mulheres adultas, e 400–420 mg, para homens adultos.

Alguns sintomas de deficiência de magnésio são a perda de apetite, a fadiga, a fraqueza muscular, a náusea e o vómito. Uma deficiência grave pode causar dormência ou formigamento, cãibras musculares, mudanças de humor, batimentos cardíacos irregulares ou convulsões.

2. Ajuda a reduzir a tensão arterial

Ter baixos níveis de magnésio pode contribuir para tensão alta, insuficiência cardíaca e outras condições que provocam batimentos cardíacos irregulares. A água mineral natural rica em magnésio pode, portanto, ajudar a diminuir o risco de doença cardiovascular. Um estudo conduzido em 2004, que envolveu adultos com hipertensão e baixos níveis de magnésio, concluiu que beber um litro de água mineral natural por dia fez baixar a tensão arterial.

3. Fortalece os ossos

Após os 20 anos de idade, a perda óssea pode ser superior à capacidade do corpo em formar novos tecidos ósseos, o que tem como consequência ossos mais frágeis. O magnésio, assim como o cálcio, são fundamentais para os ossos.

No caso do magnésio, este é um mineral que contribui para a formação de colagénio, que por sua vez é essencial para os ossos, tendões e cartilagens. Por outro lado, ao ter um papel regulador dos níveis de cálcio no organismo, juntamente com a vitamina D, cobre e zinco, previne o aparecimento de osteoporose.

4. Promove a saúde digestiva

A ingestão de água mineral natural pode ser um auxílio importante para prevenir a obstipação (ou prisão de ventre) e melhorar a saúde do sistema digestivo. O magnésio fixa maior quantidade de água no intestino e relaxa os músculos intestinais, incentivando os movimentos intestinais regulares. Desta forma, favorece uma melhor qualidade de vida entre as pessoas com obstipação.

Por outro lado, a oxigenação corporal induzida pelos tratamentos termais leva a uma reativação do metabolismo, o que estimula as secreções digestivas, auxiliando a digestão. Tomar banhos termais durante períodos regulares ajuda a normalizar as funções das glândulas endócrinas.

5. Torna a pele mais saudável, mais jovem e mais protegida

A composição química das águas minerais naturais é altamente benéfica para doenças da pele como acne, psoríase, erupções cutâneas, eczema e outras formas de dermatites, bem como para a cicatrização de feridas e outras lesões cutâneas.

A bioatividade das águas minerais naturais impulsiona o sistema defensivo da pele, além de ajudar a retardar o processo de envelhecimento.

6. Purifica e desintoxica o corpo

A temperatura do corpo aumenta quando o corpo entra em contacto com as águas termais, o que ajuda a dissolver e eliminar as toxinas. Ao mesmo tempo, a pressão hidrostática aumenta, o que melhora a circulação e a oxigenação.

7. Alivia o reumatismo e as dores nas articulações

O calor ajuda ao relaxamento muscular, o que diminui a rigidez e melhora a mobilidade. Ao mesmo tempo, a ação anti-inflamatória dos tratamentos com águas minerais naturais ajuda a reduzir a dor.

8. Relaxa o corpo e a mente

Os benefícios corporais do termalismo também se refletem num melhor estado de espírito. O aumento da absorção de minerais da água estimula o sistema imunológico, aumentando a produção de endorfina e melhorando a regulação das funções glandulares e o relaxamento da mente. Assim, os tratamentos termais aliviam sintomas psicossomáticos, como stresse ou dificuldades de sono

Além de suas propriedades curativas, as Termas são ótimos lugares para descanso, relaxamento e paz. Haverá algo melhor do que um banho termal para relaxar e libertar o seu corpo do stresse diário?

(adaptado de um artigo do Medical News Today)

Cada Estância Termal tem um tipo de água mineral diferente e nem todos têm as mesmas indicações terapêuticas. Consulte o sue medico ou a Estância onde pensa deslocar-se para saber mais sobre o assunto, além da informação que encontra no site das Termas Centro.

Na rede Termas Centro, as águas com alto teor de magnésio são:
Termas da Curia
Termas de Monfortinho
Termas de Vale da Mó
Termas do Vimeiro

www.termascentro.pt

0 Shares