12 benefícios de fazer termas durante todo o ano

58 Shares
57
0
1

Há largas centenas de anos que as pessoas conhecem as propriedades terapêuticas e curativas das águas termais. Hoje em dia, a medicina aconselha estadas em termas como tratamento eficaz para várias doenças, validando aquilo que já se conhecia há muito de forma intuitiva. Seja em banhos e duches, seja pela ingestão da própria água, seja por muitos outros tratamentos proporcionados, a realidade é que há poucas experiências tão gratificantes como uma estada numa estância termal, em qualquer altura do ano.

Conheça alguns dos benefícios únicos que se obtêm numa visita às termas da região Centro!

1. Reduz o stress

Visitar uma estância termal é uma excelente forma de relaxar e aliviar o stress do dia a dia. Ao entrar-se numa piscina ou duche ou ao fazer-se uma massagem, é como se o lufa-lufa do quotidiano ficasse lá fora. Uma mente limpa e maior produtividade são os resultados imediatos depois do tratamento!

2. Diminui a dor

A água quente alivia as dores musculares e outras dores corporais crónicas, incluindo as dores nas costas e pescoço. Além disso, estimula a liberação de endorfinas, atuando como um analgésico natural que reduzirá ainda mais a dor. Isso é particularmente importante para pessoas que se queixam de dores crónicas e outras condições inflamatórias. A flutuabilidade da água diminui de forma evidente a pressão nas articulações e músculos, o que facilita os movimentos, com menos dor. A água quente e tépida, por outro lado, faz aumentar a temperatura corporal, o que ajuda a relaxar os músculos e facilita o exercício, com benefícios claros.

3. Ajuda a dormir melhor

Quem sofre de insónias e problemas nervosos tende a encontrar alívio nas termas. O calor calmante das piscinas e as massagens diminuem a tensão na mente e no corpo. A descida da temperatura corporal após sair da piscina tem um efeito fisiológico relaxante, que induz a fadiga e possibilita melhores noites de sono.

4. É um detox natural

As pessoas absorvem regularmente toxinas e alergénicos presentes no ambiente e na alimentação. Essas toxinas, além de serem potenciais causas de doenças graves, têm um efeito nefasto no bem-estar físico e mental. Como parte do processo de limpeza ou desintoxicação, os tratamentos termais ajudam a eliminar toxinas dos tecidos celulares do corpo. São os melhores detox naturais!

5. Alivia problemas respiratórios

Os sintomas de rinite, sinusite, asma ou bronquite, assim como outras condições em que as vias respiratórias e os pulmões estão bloqueados com fluído, são aliviados pelos tratamentos com água mineral termal – uma terapêutica que está, neste momento, a ser alvo de um aprofundado estudo científico na rede das Termas Cento (ver link).

6. Reduz a frequência de dores de cabeça

Muitos de nós somos propensos a dores de cabeça, que se tornam mais frequentes durante períodos de muito stress. Um dos benefícios de visitar estâncias termais é o facto de que muitos tratamentos contribuem para diminuir a frequência de dores de cabeça. A explicação é simples: os tratamentos ajudam a aliviar a tensão, que está normalmente na base dessas irritantes dores de cabeça.

7. Melhora a fadiga crónica

Pessoas que se queixam de fadiga crónica relatam que sentem grandes melhorias após tratamentos regulares de imersão em águas termais. O alívio desses sintomas com a terapia pela água provoca um aumento significativo da sensação de reforço energético.

8. É um agente anti-envelhecimento

Muitos tratamentos termais são reconhecidos por ajudar a retardar e prevenir sinais de envelhecimento. A ação da água mineral previne o aparecimento de rugas e hidrata a pele. Além de que proporcionar tempo para relaxar é, por si só, uma excelente técnica anti-envelhecimento!

9. Queima calorias!

Há cada vez mais evidências de que os tratamentos de bem-estar proporcionados pelas termas são eficazes na redução de peso. As diferenças de temperatura que acontecem na entrada e saída das piscinas, por exemplo, aceleram o metabolismo, fazendo o corpo queimar calorias. Adicionalmente, as massagens localizadas podem provocar o mesmo efeito. Acresce que uma estada em termas induz também a comportamentos mais saudáveis, incluindo na alimentação!

10. Melhora a auto-estima e aumenta a felicidade!

Entre os muitos benefícios dos tratamentos termais está o efeito biológico que exercem sobre o corpo, no que diz respeito aos níveis de felicidade. Sabe-se que as massagens libertam serotonina, que é a hormona associada à felicidade, o que explica por que razão o humor melhora imediatamente após uma massagem! Com a vantagem de que os efeitos se prolongam no tempo!

11. É ótimo para a pele

As águas termais apresentam um elevado potencial de eficácia para o tratamento do acne e de outras doenças da pele – como, aliás, foi recentemente comprovado por este estudo científico (link). Nada que não se suspeitasse já… A indústria cosmética, por exemplo, introduziu águas minerais naturais devido a seus efeitos biológicos, sugerindo a sua aplicação em várias condições da pele.

12. Fica mais próximo de quem gosta!

Finalmente, as termas são também um destino ideal para passar tempo de qualidade com as pessoas de quem mais gosta. Seja para uma escapadinha romântica a dois, seja para estar em família com os filhos, o ambiente único das estâncias termais convida à reaproximação e à intimidade. Aproveite!

www.termascentro.pt

58 Shares
Também pode gostar

Para cuidarRetenção de líquidos? As Termas podem ajudar!

O corpo humano é constituído por cerca de 70% de água. Este líquido vital está presente no interior e no exterior das células que constituem o nosso corpo. Quando o excesso de líquido se acumula nos tecidos, estamos perante uma…

Para cuidarÉ hipertenso? As Termas podem ajudá-lo!

A hipertensão é a principal causa de doença cardiovascular e de morte prematura em todo o mundo. Estima-se que cerca de 40% da população portuguesa é hipertensa, em maior ou menor grau. Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, apenas 50%…